quinta-feira, outubro 13, 2005

 

Cheirar os lóquios

.
Veio-me hoje à memória, de repente, nem sei bem porquê.
Foi há muito tempo, ainda era eu um interno novinho acabado de chegar ao Hospital de Faro. Entre as rotações dos estágios, lá me coube passar pela Ginecologia-Obstetrícia, o que era uma coisa que não me entusiasmava muito, diga-se. Logo no primeiro dia, ainda mal tinha posto o pé no piso, apareceu o Dr. X, diz-me - Então és tu o novo Interno Geral? - e, sem esperar sequer pela resposta, arrastou-me para dentro da enfermaria - Vem cá que te vou explicar o teu trabalho! E o meu trabalho era exactamente cheirar os lóquios... após breves 5 minutos de explicação técnica, terminou - Começas aqui... vais até à cama 22! - Pois não havia mais nada a dizer, vinte e duas puérperas esparavam por mim!
A tarefa era simples mas árdua: abeirarmo-nos da puérpera - mulher no pós-parto - apresentarmo-nos, fazer 2 ou 3 perguntas, palpar a parede abdominal para avaliar o volume uterino, pedir para baixar a cuecas e expor o penso, flectir ligeiramente o troco e.... cheirar os lóquios! O objectivo era detectar precocemente qualquer sinal de infecção - que pode ser muito grave nos pós-parto - coisa que me deixava deveras preocupado: todos os cheiros me pareciam esquisitos e suspeitos!
Logo no primeiro dia, ainda antes da cama 10, detectei um cheiro que só podia ser infecção da grossa. Fui logo a correr dizer ao Dr. X que estava na sala de trabalho, a meditar. Despachou-me em meio minuto - Cheiro fétido!!... Cheiro fétido!!... Tem juízo, isso é de não se lavarem! Tu só tens que cheirar tudo... Se alguma tiver febre dizes-me e pomos um antibiótico!
Voltei à enfermeria muito acabrunhado mas algo aliviado... Se eu só tinha que cheirar e mais nada, cheirava na correcção e não refilava. E ao fim dos três meses de estágio já estava um perito naquilo, já cheirava até de olhos fechados e captava todos os odores e aromas possíveis. Até já era capaz de dizer, só pelo cheiro, se a puérpera era jovem ou entradota, gorda ou magra, bonita ou feia, de primeiro dia ou já no terceiro. Sim, fiquei capaz de detectar todos esses ricos promenores... menos uma infecção. Porque nunca "houve" nenhuma: se alguma tinha febre, punha-se logo um antibiótico!

Comments: Enviar um comentário

<< Home