segunda-feira, novembro 27, 2006

 

A Sila vai ser operada, outra vez

.
De hoje a oito dias a Sila vai ser operada. Outra vez...
Desde há sete ou oito anos, tantos quanto a vou seguindo, que tenho assistido à progressiva evolução da doença e à progressiva quebra da Sila.
Assisti aos inúmeros novos e velhos tratamentos que se começaram e falharam, uns logo desde o início, outros após ilusórias melhorias. Assisti às três ou quatro operações a que já se submeteu, aos bocados de intestino que lhe foram tirando, sem benefícios que se vissem. Assisti às várias idas a Lisboa e Coimbra, para ouvir velhos professores e novas opiniões, voltando sempre ao mesmo.
Assisti ao afastamento do pai, ao abandono do namorado, à tristeza da mãe. Assisti às suas esperanças e resignações, aos seus regressos e isolamentos.
Assisti a todas as vezes a que ela veio à consulta, quando ria e quando chorava, quando falava e quando se calava, quando olhava para a colostomia sem lhe saber mexer e quando me disse que não aguentava mais, com cara de quem já tinha aguentado tudo.
Assisti a tudo, omnipotente-impotente, cheio de ilusões de salvador, cheio de dúvidas de doutor, na esperança do último medicamento, na certeza do último erro.
Assisti a tudo e estou cansado. Farto!
Quero... Não, não é querer... Eu exijo que desta vez seja a valer, que desta vez a Sila fique boa, fique melhor... e que não volte a ficar pior.

A Sila tem 26 anos, tem uma Doença de Crohn tramada e daqui a oito dias vai ficar sem o resto do intestino grosso. Definitivamente!

E acima de tudo, por mais que me segrede que não, que apesar de tudo eu fiz alguma coisa para que ela passasse melhor, olhar para a Sila é ver o reflexo do meu fracasso. Todos os meses, todas as semanas...

PP: Noto que prometi continuar os Diários da Viagem... Bem, vou ver se ainda os encontro!

Comments: Enviar um comentário

<< Home