quinta-feira, dezembro 21, 2006

 

A idade do Enfarte

.
O Celso teve um enfarte. Ou talvez não, talvez tenha tido apenas uma angina, uma angina instável. Tanto faz... O que é certo é que, logo de manhã, me disseram - Epá, tu vê lá que o Celso teve um enfarte! - Epá! E está bem? - Sim, já fez cateterismo e colocou uns stents...
Bem, pensei eu, ele já tem quase cinquenta, é mais para o gordo, deve estar carregadinho de colesterol... e é cirurgião, o que são pontos a desfavor dele. Mas, continuei, faz desporto e não fuma... o que são pontos a meu desfavor! [um certo egoísmo a funcionar, claro...]
Ao fim da tarde, antes de sair, passei lá em cima para o visitar. Pareceu-me bem, com bom aspecto... mas lá estava naquela ladaínha típica dos homens de meia idade, quando se vêem em assados - Ahhh, tenho que mudar... - Embora geralmente fique tudo na mesma. Pois, vais ter que jogar na baliza - atirei-lhe a propósito de um jogo de futebol combinado - Não, é a sério... - continuou - Ora, deixa-te de merdas... estás melhor que antes!
Quando cheguei a casa, pensei no que lhe tinha dito meio a brincar. No fundo é a sério: com os novos medicamentos, a fibrinólise, os cateterismos e os stents, o coração fica melhor depois do enfarte. Não sobra tecido morto e as coronárias ficam desentupidas... uma espécie de recauchutagem com 10 anos de validade! Pode-se bem dizer que, depois do susto, se fica... menos doente.
Já nem o enfarte é o que era!

Comments: Enviar um comentário

<< Home