sábado, fevereiro 24, 2007

 

Ecos do passado

.
A Sila já foi outra vez operada. Como tinha dito o cirurgião, tecnicamente foi um êxito. Só que - há sempre um qualquer só que - as complicações teimam em não a deixar sossegada: desta vez formou-se um "pequeno" abcesso subfrénico. Foi drenado pouco depois da cirurgia mas refez e, na quinta-feira passada, lá voltou para nova drenagem.
Ela está óptima e eu penso que a doença de Crohn está bem controlada, que este abcesso não tem relação com a doença - é sim uma complicação de um pós-operatório "banal" - mas, agora, ela é que me pisca o olho e diz: "Olhe que isto vai lá, doutor!"

Entretanto, ontem estive de urgência e chamaram-me para o Zé Paródia. O Zé continua na mesma, a viver no Hospital... Na mesma, não é bem assim: ontem de madrugada apareceu com hematemeses - ou com epistáxis, ou com as duas ao mesmo tempo que não se percebeu bem! - e as análises revelavam uma anemia importante. Como a doença dele pode levar ao aparecimento de cirrose hepática pensámos que a causa da hemorragia podiam ser varizes no esófago e decidimos realizar uma endoscopia.
Quando chegou cá em baixo, à sala da endoscopia, o Zé vinha bastante aflito. A colocação do catéter venoso para a medicação e transfusão já tinha sido difícil e ele só perguntava - Vai doer? E nós diziamos que não, que estivesse descansado, que não ia custar nada... Mas, enquanto iamos preparando as coisas e esperávamos pelo anestesista, ele não parava de se remexer na maca e, de minuto a minuto, arregalava os olhos e atirava de novo - Isto vai doer não vai?
E não doeu nada. O propofol é milagroso, o Zé dormiu, até ressonou e a endoscopia fez-se sem espinhas. Felizmente não detectámos nada no esófago nem no estômago e concluimos que tudo não passava de epistáxis [hemorragias nasais] mais abundantes que o habitual.
Já na pediatria, ao acordar, sorriu e disse - Ora cá estou eu de volta! . Meia enfermaria, de volta dele, sorriu também - E trataram-te bem, Zé... Custou muito? - perguntaram - Sei lá, estive sempre a dormir! - respondeu seguro.

Comments: Enviar um comentário

<< Home